-
Arquitetos: FORM Design Architecture
- Área: 104 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Charles Hosea, Mike Neale
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso cliente inicialmente nos abordou para fazer pequenas modificações em seu apartamento, a fim de melhor atender às suas necessidades. Em discussão, concluiu-se que, já tendo o apartamento remodelado uma vez sem sucesso, o equipamento existente deve ser completamente despojado e levado a uma abordagem mais radical.
Discussões detalhadas estabeleceram como o cliente queria usar o espaço e identificaram elementos do equipamento original que não eram necessários, como um segundo dormitório e um banheiro, o que permitiu um ambiente de estar / trabalho mais flexível, adaptado especificamente para suas necessidades.
Depois de morar em Nova York, estava disposto a fazer o apartamento parecer mais como um "armazém", refletindo o caráter industrial e a escala do espaço.
Funções de armazenamento, serviços sanitários e públicos estão contidos em um bloco fortemente detalhado, que parece estar "estacionado" no canto do loft agora totalmente revelado em 17m x 6m. Um bloco linear igualmente detalhado, complementado pela lateral da geladeira / freezer e pela "despensa de café" escondida no final do bloco principal, fornece a área da cozinha.
Nosso cliente diz que às vezes acorda de manhã e ainda não consegue acreditar que está morando em seu apartamento ideal. No final de semana ele abre as portas de sua casa e se encanta muito com a reação dos visitantes ao entrar, por isso encontrou entusiasmo em explicar as características do apartamento.
Com exceção do piso inacabado em madeira (que na verdade não é original, tendo sido recuperado de uma capela de Gales, todas as superfícies e acessórios, incluindo tijolos expostos, são acabados em branco; a qualidade nítida dos blocos de cozinha e serviço de acabamento sólido em acrílico HiMacs, os diferencia das texturas de superfície feitas à mão e resistentes ao tempo do edifício industrial original.
Os acabamentos da superfície dentro do bloco de serviço são cinza escuro, acentuando a ideia de uma joia, quase como um objeto com a pele lisa e externa que contrasta com um núcleo mais escuro e sensual. A eliminação das subdivisões anteriores permite que os raios solares das janelas expostas recentemente nas paredes sul e oeste animem o espaço como um complemento à luz mais suave da parede norte quase completamente envidraçada, com vista para o pátio do edifício.
Em uma extremidade do loft aberto, uma parede deslizante oculta permite que uma área de dormir seja criada, se necessário. Por outro lado, uma mesa ampla e uma plataforma, também com acabamento em HiMacs brancos, fornecem uma área de trabalho para o proprietário que é fotógrafo. O problema dos cabos é eliminado por um elemento plano que cobre a fiação contínua ao longo da parte posterior da mesa.
A mais recente tecnologia de eficiência energética de iluminação LED programável Zumtobel e AlphaLED é usada. Ela é controlada por um sistema Lutron que permite configurações diferentes para uma série de atividades (trabalho / academia / limpeza / TV) com o pressionar de um botão.